Procurar por categoria:
MFC Nacional: 4ª Conselho Diretor Regional Nordeste – CONDIR NE
Blog Atuação MFC Nordeste

MFC Nacional: 4ª Conselho Diretor Regional Nordeste – CONDIR NE

O 4ª Conselho Diretor Regional Nordeste – CONDIR NE aconteceu durante o CONDIN realizado em Maceió.

“Aonde houver verdadeiro amor, não há ego.”

Iniciamos o nosso CONDIR NE realizado a meditação cristã, guiados por um mantra ensinado por Pe. Arnaldo Lima, que diz: “indo e vindo, sombras e luz… tudo é graça, Deus nos conduz…”, em quanto catávamos com os olhos cerrados, meditávamos em nosso interior, em seguida fizemos 01 minuto de silêncio em homenagem à memória de Pe. Arnaldo que durante décadas foi Assessor Eclesiástico do MFC na Cidade de Salvador e do CONDIR NE, a ele a nossa eterna gratidão.

O casal Gilson e Nana (vice coordenadores do Nordeste e Nacional) fizeram a abertura acolhendo a todos, e convidado aos participantes e aos seus filhos para juntos celebrarmos mais um ano de vida de Nana (cantamos parabéns…). Em seguida foi apresentada a estrutura organizacional do Nordeste, as suas potencialidades e necessidades urgentes. Gilson pede empenho das coordenações estaduais para atender ao que foi planejado. Fez uma breve retrospectiva das ações desempenhadas deixando a cargo das Estaduais apresentarem os seus planos de ação.
Os estados se apresentaram seguido a ordem proposta em nossa pauta (Bahia, Sergipe, Alagoas e Ceará (ausente), a Cidade de Maceió, Murici e Barra de São Miguel também se apresentaram. Uma outra novidade foi a presença e participação dos jovens de Maceió, que também apresentou o cenário vivenciado por seus jovens e a sua dinâmica de reuniões e de mobilização para com os jovens da cidade.

Jilvânia representado a estadual Bahia fez uma belíssima apresentação através de slides muito bem confeccionados objetivando trazer a todas as ações desenvolvidas na Bahia e mais o seu planejamento até o ano de 2019. Deu ênfase as atividades voltadas para nucleação em especial nas cidades com menor número de pessoas a exemplo de Salvador, Planalto e Porto Seguro. Também falou das ações desenvolvida com Jovens e apresentou projetos executados em diversas cidades da Bahia.

Luís Antônio e Arinaldo representando o Colegiado da Coordenação do de Sergipe, apresentou a ações desenvolvidas no estado através de um cronograma de atividades mensais e eventos que são realizados objetivando fazer formação, integração, participação social, política e na igreja. A grande novidade apresentada foi a nucleação realizada no final do ano de 2017, que já trouxe resultados, hoje a Cidade de Aracajú já tem mais uma equipe base, fruto de um esforço conjunto da Cidade de Aracaju com todas as suas equipes, a Participação dos Estados da Bahia (Eunápolis e Vitória da Conquista) de Alagoas (Maceió, Murici e Barra) e mais a Participação da Coordenação Nacional, que orquestrados pelo SENEN realizaram a nucleação de 01 dia. Segundo Luís esta nucleação foi surpreendente capacitando 39 pessoas e gerando novo ânimo e motivação aos MFCistas da Cidade que já se preparam para mais uma nucleação ainda este ano. Arinaldo solicitou apoio do CONDIR NE com todos os seus estados para desenvolver ação motivacional e estruturada paro os jovens da Cidade.

Felipe e Rosário – Coordenação do Estado de Alagoas apresentou a ações desenvolvidas no Estado objetivando fortalecer as Cidades nucleadas nos últimos anos (Barra de São Miguel e Murici) e todo o esforço para preparar a organização estrutural do estado, suas finanças e preparação para fazer nucleação e expansão em outras cidades em 2018. Exortou a parceria com a Cidade de Maceió que muito contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do Estado. Fez memória a ausência dos vices coordenadores Péricles e Ulla, que por motivo de saúde não se fizeram presentes. A Estadual em parceria com a Cidades de Maceió e Barra de São Miguel irão sediar o II Encontro Nacional para Lideranças jovens do MFC, com a participação de jovens de todo Brasil no início de maio (6 a 8) do ano corrente, objetivando também preparar o I Encontro Estadual de Jovens do MFC do Estado de Alagoas. Seguindo Miltinho de maneira muito animada nos apresentou a realidade da Cidade de Maceió, as suas realizações, projetos e atividades desenvolvidas trazendo-nos entusiasmo para continuar a jornada. Barra de São Miguel foi representada por Damiana – Coordenadora de Cidade, que também apresentou com muita alegria as ações desenvolvidas e os projetos para 2018. A Cidade de Murici fechou a apresentação e participação da Cidades Alagoanas, sempre muito animados e calorosos convidou a todas entoar um canto novo, onde a perseverança, o ânimo a alegria, o serviço e o protagonismo serão sempre a força para manutenção e sustentabilidade do MFC no Estado. O nosso encontro foi finalizado com a realização da Missa Dominical realizada pelo Assessor Eclesiástico do Nordeste Pe. Judá.

A todos os participantes e convidados a nossa gratidão,

Forte e afetuoso abraço,
Rubens e Rosana / Gilson e Nana
CONDIN – CONDIR NE 2016 – 2019

Comentar Post