Procurar por categoria:
MFC Nacional – I Seminário Internacional pela Cultura da Paz (ESPERE BH)
Belo Horizonte Blog Atuação MFC ESPERE

MFC Nacional – I Seminário Internacional pela Cultura da Paz (ESPERE BH)

Em parceria com a Faculdade de Direito da UFMG, a ESPERE BH aconteceu no dia 24 de maio, o I Seminário Internacional pela Cultura da Paz. Este nos trouxe como mensagem principal o reconhecimento de que a Cultura da Paz é um direito humano inalienável. Foi um seminário rico em conhecimento e convivência irmã e comunitária não violenta e prospectiva com órgãos, instituições, movimentos, acadêmicos e estudantes, trazendo através da interdisciplinaridade saberes e integração.

Fizemos com Doutor Leonardo Ribeiro (Phd) um mergulho na alteridade de Emmanuel Lévinas; A Ms. Paula Monroy (Diretora da fundacion para reconciliacion – Co-criadora ESPERE – Colômbia), o alento para as Verdades que Curam; O Pe. Leonal Narváez (Presidente da Fundacion para reconciliacion – Fundador da ESPERE – Colômbia) um despertar atento para A Economia da Cultura do Ódio; Dr. Egberto de Almeida – Juiz de Direito da 1ª Vara de Direito e Vara Especial da criança e juventude – apresentou o belíssimo trabalho que vem desenvolvendo com a promoção da Justiça Restaurativa no Tribunal de Justiça de São Paulo; A Dra Hilda Maria Costa, Desembargadora que coordena o trabalho da Justiça Restaurativa no TJMG, nos apresentou os desafios para implementação da Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário de Minas Gerais, e por fim Dra Petronela Boonen (Phd), co-fundadora e coordenadora da linha de Justiça restaurativa do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo – CDHEP, nos convidou didaticamente a viver a Justiça Restaurativa na perspectiva comunitária.

Foram momentos ricos de conhecimento e troca de experiência, onde visualizamos a importância da família para o equilíbrio e fortalecimento do tecido social família.

Comentar Post