Procurar por categoria:
MFC Vitória da Conquista: Repasse do 20º ENA
Blog Atuação MFC ENA Vitória da Conquista

MFC Vitória da Conquista: Repasse do 20º ENA

O Movimento Familiar Cristão de Vitória da Conquista, Bahia, realizou no dia 08 de outubro de 2019, terça-feira, o repasse do 20º Encontro Nacional de Mfcistas, ocorrido em Campo Grande-MS no período de 13 a 19 de julho de 2019.

O evento contou com a participação de representantes de todas as Áreas do Movimento na cidade, além dos Coordenadores Estaduais e a Coordenação Nacional. Diferentemente de ouros ENA´s este ficou marcado por evidenciar os trabalhos que estão sendo realizados em todo o Brasil, tendo sido apelidado carinhosamente de “ENA das realizações”.

O 20º ENA, surpreendeu pela autonomia e inovação nas Comunidades. Com o tema “O MFC E SUA PRÁTICA HUMANIZADORA” e o lema “NÃO É O QUE VOCÊ FAZ, MAS QUANTO AMOR VOCÊ DEDICA NO QUE FAZ QUE REALMENTE IMPORTA”, inspirado no trabalho e vida na Santa Madre Teresa de Calcutá. Assim, com grande entusiasmo, embalou-se as discussões e análise das práticas propostas.

Com um novo formato metodológico, oito projetos foram selecionados em um universo de 176 inscritos, sendo todos debatidos no encontro, a saber: Visita às Famílias, Crer Ser, Dia da Família, Encontro de Corações, Bom Pastor, Gota D’Água, Acampamento jovem (ACAJOV) e Instituto da Família- INFA. No repasse, os projetos foram apresentados a um público interessado e atento a todas as informações trazidas pelos participantes.

Foi comentado que a grande novidade do Encontro foi o Ena Mirim. As 40 crianças presentes participaram ativamente da metodologia, na comunidade Quati, nas pesquisas e nos momentos de provocação nas plenárias diárias, colaborando diretamente nas discussões.

Os projetos enviados e discutidas foram triados e organizados por eixos de atuação, passado por critérios que visavam o seu alcance social, sua viabilidade de aplicação e a sua contribuição para a inovação, expansão e crescimento do MFC nacional.

O CONDIN, representado pelo Coordenador Rubens Carvalho, apresentou o 20º Ena e comentou sobre os desafios de sua realização e enfatizou os pontos fortes do encontro, destacando a alegria e o entusiasmo com as possibilidades de se fazer um Movimento mais atuante, inovador e eficiente em seus programas e projetos.

A coordenação do MFC da Bahia, Gildásio e Valdirene, reapresentou a liturgia do Nordeste, revivendo momentos de riqueza espiritual e fortalecimento da fé.

A Coordenação do MFC de Cidade, ao discorrer sobre a experiência do 20º ENA, enfatizou o poder de realização dos membros do Movimento de todo o país e frisou pontos que julgou importante para o sucesso desse evento: o trabalho coletivo, os estudos preparatórios, as discussões dos projetos em seus diversos ramos de ação e influência nos campos social, familiar, comunitário e eclesial.

No repasse desta vivência, foi destacada a participação dos jovens de Vitória da Conquista e o seu protagonismo no ACAJOV. Com ampla e valiosa participação, os jovens novamente fizeram história positiva ao tiveram ao demonstrarem a sua capacidade, originalidade e criatividade.

Ao término do evento, a Coordenação local, chamou atenção para os novos caminhos do MFC e ressaltou a importância de cada projeto para a reorganização, planejamento e ação do Movimento. Disse ainda que a apreciação dos projetos, provocou grandes reflexões no pensar e agir nas atividades desenvolvidos pelo MFC.

Afirmou também que o INFA representa uma opção que deve ser lavada em conta dada a grandeza deste trabalho, de sua atuação e utilidade social frente a demanda por ações efetivas que unam o MFC e o conduza à práticas que visem a promoção humana e que resgatem a dignidade da família brasileira. Assim, foi anunciado que Coordenação local envidará esforços no sentido de realizar estudos visando a criação de estrutura necessária para implantar o INFA em Vitória da Conquista no ano de 2020. Este anúncio foi seguido longo aplauso pelos presentes, como sinal de reconhecimento deste projeto e de sua viabilidade em nossa região.

Clique aqui para fazer o download do arquivo.

« de 2 »

Comentar Post