Procurar por categoria:
XXIX AGLA: 3º Dia
AGLA Blog Atuação MFC Condin

XXIX AGLA: 3º Dia

O terceiro e último dia da AGLA teve uma agenda mais light. Inicialmente tivemos a apresentação do relato dos Coordenadores do SPLA, que comentaram que o MFC está a 71 anos beneficiando e à serviço da Família, da Igreja e da sociedade. Destacou a presença e o tempo em que está presente em alguns países: Argentina 71 anos; Brasil 64 anos; Colômbia e Bolívia 62 anos; Costa Rica e México 61 anos; Paraguai 60 anos e Cuba 25 anos.

Foi enfatizado que apesar de nossas particularidades (culturas) somos uma só família, uma só igreja, uma só Equipe Base na sociedade, fazendo a humanidade melhor todos os dias. Convidou-nos a pensar que participar (eu pertenço utilizado pelo Brasil), é estar presente fisicamente, significa: SOU PARTE.

O Processo de canonização do Padre Pedro Richard, fundador do MFC, aberto pelos nossos irmãos do MFC da Argentina continua em andamento, pode-se a quem tem fatos, fotos e histórias relevantes que encaminhe para os nossos irmãos da Argentina para ajuntar-se ao processo no Vaticano. Este processo compreende 4 etapas e iniciou a primeira.

Estima-se que hoje na América Latina somos em 107.800 MFCistas. O SPLA (Secretariado para Latino América) pretende na atual gestão, fortalecer a unidade do MFC e trabalhar suas diferenças. Pretendem ainda, estabelecer uma linha de formação em nível latino-americano.

O Secretariado de Finanças, representado pelo Casal Miguel Ângelo e Ângela, fez um breve relato aplicação dos recursos do SPLA, trazendo qual importante a participação de todos os 18 paises para consecução dos trabalhos planejados e em realização. O Brasil contribui com 11,64% da receita do SPLA. Para o SPLA todos os controles em função das diversidades de moedas e paises participantes utiliza o dólar como moeda de referência.

Em seguida foram apresentados os Eventos e suas possíveis sedes para os anos vindouros, e assim foi votado por todos os paises: Sede e do tema para o próximo ELAJO (Encontro Latino-americano de Jovens), que será na Costa Rica, na Cidade de Cartago, nos dias 09/10/11 de outubro de 2020. O Tema: “Jovens comprometidos com a evangelização da Família Latino-Americana.”

Foi votado também Sede e Data para próximo ELA é a XXX AGLA, ficando assim definido como país do México, na cidade de Puebla, no período 19 à 22/11 de 2021.

Após tivemos o relato do Assessor Espiritual do SPLA, após realização de reunião em paralelo com todos os Assessores Eclesiásticos presentes e nos apresentou as principais propostas discutidas. Consideram o apoio necessário e que é muito boa a relação dos Assessores Espirituais com as Coordenações.

Demonstraram uma preocupação com a espiritualidade e neste sentido propuseram que por ocasião da AGLA, eles cheguem antes para juntos realizarem uma espécie de retiro espiritual para fortalecimento próprio. Proposta colocada em votação foi aprovada por unanimidade. Nesta, traçaram como objetivos fortalecer a espiritualidades MFC e fortalecer os vínculos do MFC com projetos da Igreja.

Após passou-se a discutir propostas de alterações do Regimento do SPLA.

Finalizou-se os trabalhos com a celebração da missa, presidida por Dom Estevão, Bispo Auxiliar de Salvador. Após o almoço ocorreu um city tour pela cidade.

Vale ressaltar que para todo o MFC LA este AGLA foi uma experiência muito tranquila e proveitosa, tendo os paises participantes uma contribuição marcante para o avanço do MFC na América Latina. A presença dos representantes Mundiais do ICCFM foi extremamente rica a brindou a todos não só com a presença, mas a participação ativa e apresentação de uma organização ativa e transformadora.

Assim concluímos este relato agradecendo a Deus e a todos pelo empenho e dedicação.

Forte e afetuoso abraço,
Equipe participando do MFC Brasil.

« de 2 »

Comentar Post