Procurar por categoria:

Justificativa

A caminhada do Movimento Familiar Cristão é marcada por uma ação formadora, cujo foco central é a vivência ética da mensagem de Jesus de Nazaré.

Com esse intuito, encontros de formação constituem momentos enriquecedores, onde a metodologia participativa converge como elemento integrador. Seguindo a proposta de ampliar seus núcleos de base, ponto chave da vivência do carisma do MFC, o projeto Festival de Arte e Cultura, encontra na arte, um caminho alternativo para a efetiva realização deste propósito.

Idealizado e realizado pelos jovens do Movimento Familiar Cristão, o referido projeto é oferecidos a todos os membros, ou até mesmo simpatizantes do referido movimento, entretanto, possui a juventude como público alvo.

O Festival de Arte e Cultural do MFC Brasil – Edição 2018 e demais edições, realizadas sempre no mês de julho de cada ano, nas cidades onde se encontra grupos bases do MFC, possui momentos de integração e de formação, em que se aprofundam temas recorrentes às inquietações advindas de consultas sobre as necessidades dos grupos de base e assuntos recorrentes à relação ética e social no atual momento global para aprofundamento de formação, sendo expostas através de apresentações culturais e artísticas, bem como a troca de experiências entre membros de diferentes regiões do Brasil.

Desse modo, pensamos ser de suma e crucial importância a realização de encontros de formação com esta particularidade e carisma, uma vez que aponta caminhos alternativos para a ampliação da missão profética do MFC, enquanto espaço formador de pessoas e animador na fé.

Objetivos

Geral

– Indicar caminhos novos para a formação e a integração no MFC, tendo como elemento aglutinador a expressão artística e a diversidade cultural presentes nas experiências das equipes bases.

Específicos

– Aprofundar temáticas de formação a partir de uma metodologia participativa, motivadora e integradora.

– Aproximar as necessidades de estudo, debates e realização de projetos sociais, da expressividade criativa e vivências culturais dos participantes do MFC.

– Promover oficinas e palestras sobre a importância da consciência cultural e social.

– Realizar apresentações artísticas e culturais, bem como na formação moral e cidadã dos membros do Movimento Familiar Cristão.

Metodologia

O encontro será marcado pela integração dos diversos grupos presentes e convidados, assim como momentos de formação, com a temática previamente divulgada, realização de oficinas temáticas e apresentações artísticas e exposições de trabalhos dos participantes inscritos no Festival.

Juntamente com a equipe de infraestrutura da cidade sede do FAC, haverá uma equipe de coordenação do evento, com o propósito de disponibilizar todos os recursos materiais e didáticos para o pleno desenvolvimento do evento, e demais necessidades que assim forem suscitadas pela dinâmica do evento.

A cidade sede poderá dispor de um momento cultural, típico de seu regionalismo, a fim de integrar os diversos grupos que se farão presentes durante o FAC.

O Festival Cultural é um misto de demonstrações culturais onde as exposições de fotografias, quadros e desenhos estarão presentes no evento durante o período de realização em um espaço próprio (sala). Nas exposições em palco estão incluídas: apresentações de teatro individuais ou em grupo; dança; grupos de música; peças; cantatas; declamações de poemas e afins. Um cronograma ditará o tempo de duração de todas as apresentações no teatro cedido.

Para os momentos de formações serão destinadas de 2 (duas) a 3 (três) horas por dia. Nas salas de bate papo haverá um monitor supervisionando as rodas de conversas e trocas de experiências. Os momentos e espaços físicos destinados ao lazer e refeição, serão compartilhados com todos os participantes do Evento.

Indicadores e Formas de Avaliação

Com o propósito de promover uma melhor participação dos membros nas edições do FAC, o referido festival não possui caráter competitivo, mas sim, de participação e integração. A fim de incentivar a participação em eventos posteriores, todos os grupos participantes serão premiados.

Confira todas as edições do FAC: