Procurar por categoria:
Blog Atuação MFC Condin

MFC Nacional: XXVIII AGLA

Aconteceu entre os dias 03 e 05 de novembro de 2017 em Santo Domingo – República Dominicana, a XXVIII Assembleia Geral Latino Americana. Estiveram presentes 15 países da América Latina, o Secretariado para América Latina – SPLA com toda a sua equipe, tivemos também a participação SPLA e Confederación Internacional de Movimientos Familiares Cristianos – CIMFC.

Logo após a sua abertura, onde tivemos a execução do Hino Nacional da República Dominicana, em seguida do MFC, a verificação de quórum e aprovação da agenda, eleitos coordenadores e secretários do AGLA, prossegue-se com a programação. Neste dia, a grande expectativa (após todos os informes) aconteceu a eleição do novo PRELA – Presidentes Latino Americano para o próximo mandato (2018 – 2021). Foram eleitos o casal Marcos e Alícia Alvarez, da Cidade de San Lourenço do Paraguai. Antes do jantar foi feita uma homenagem póstuma a Terê, esposa do Jorge (Coordenadores do ZONAL III) que faleceu no início do ano.

No dia seguinte, 04/11, após celebração da santa missa tivemos a mensagem dos Presidentes do CIMFC, um momento muito significativo de formação (convite a vivermos os nossos valores) e partimos para os informes de todos os países participantes iniciando pelo ZONAL I (Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras e México; Zonal II (Colômbia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela); seguindo, a Argentina apresentou o processo de beatificação do Padre Richards, o SPLA Relatório de sua gestão (manual de procedimentos), e apresentação e votação de propostas apresentadas pela Costa Rica e SPLA. Encerramos o dia com uma grande festa Latino Americana, onde cada país trouxe um pouco de sua cultura manifestando-se em danças típicas, canto e poesia.

No domingo, dia 05/11, iniciamos com a apresentação do ZONAL III (Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai – Chile e Uruguai (ausentes)). Tivemos prestação de contas do SPLA e uma reunião por ZONAL objetivando eleger tema da próxima AGLA e data para próximo EZO que acontecerá na Bolívia em agosto de 2018. O Brasil confirma o compromisso assumido para sediar a próxima AGLA em 2019. Após celebração de envio dos novos PRELA, concluímos a agenda e participamos do almoço de confraternização.

Foi uma experiência grandiosa, onde pudemos conhecer um pouco mais sobre os países que compõem a América Latina, bem como a ação do SPLA e CIMFC na LA e no mundo. O Brasil volta fortalecido e grato por esta experiência e em breve estaremos juntos para compartilhar aprendizados e executar atividades propostas.
Forte e afetuoso abraço a todos no Brasil pelo apoio, aos que participaram, as famílias por exercitarem a hospitalidade com excelência.

Rubens e Rosana
CONDIN Brasil.

« de 2 »

Comentar Post