Procurar por categoria:
MFC Nacional: Aconteceu no CONDIN II
Blog Atuação MFC

MFC Nacional: Aconteceu no CONDIN II

“A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos.”
Cícero

Durante a realização da 4ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional Diretor (2016 -2019) em um dos seus momentos de formação aconteceu Mesa redonda com Ex-Coordenadores Nacionais – (homenagens e certificação).

A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com o MFC não é diferente. Preservar a memória do MFC é manter viva a nossa história e uma forma de fortalecer as nossas equipes base. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras. Não podemos esquecer de olhar para as pessoas, pois a história do MFC é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fizeram e fazem parte.

Quando olhamos a nossa Fato & Razão encontramos práticas, conteúdo de formação e muitos ensinamentos dispostos por aqueles que já passaram e por aqui, é uma memória viva e profética. Foram muitos os acontecimentos que marcaram a nossa história. Por trás de cada ação desenvolvida, há muitos sujeitos que contribuíram com seu trabalho, motivados pelas demandas do seu tempo e pela situação social, política e econômica de cada época. Assim, preservar a memória do MFC não é só resgatar o passado, é também compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando sua verdadeira práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado.

E foi assim que aconteceu a nossa Mesa redonda com Ex-Coordenadores Nacionais, sendo mediada pela Coordenação Nacional Atual Rubens e Rosana (2016 – 2019), estavam presentes Marco Antônio e Inês (1989 – 1992), Eduardo e Ismari (2010 – 2013) e Adalberto e Sônia (2013 – 2016). Todos foram convidados a responder: Qual aprendizado o MFC deixou em suas vidas?

Foi um momento muito especial e emocionante, pois é impossível falar da vivência na equipe base (fonte de força, amor e sustentação) e de ter vivenciado esta na Coordenação Nacional sem se emocionar, sem se lembrar dos acontecimentos e dos enfrentamentos vividos em cada época, das amizades construídas e de tantos caminhos desbravados, é impossível não se emocionar e acreditar que valeu a pena todo esforço para hoje estar aqui, famílias construídas sobre a rocha firme e sólida do amor e aconchegadas para energia vibrante de cada irmão nos mais recônditos lugares visitados no Brasil e na América Latina (experiências trocadas), é impossível não sentir o amor e a dedicação das pessoas, das famílias em um esforço muitas vezes sobrenatural para manter viva a dignidade humana, a justiça social e o fortalecimento da família, tendo esta como pilar de sustentação de uma nação “da humanidade”.

Logo após a realização da Mesa Redonda, os ex-coordenadores receberam de representantes de seus CONDIRs um Certificado de Honra e Gratidão.

Seremos eternamente gratos a vocês pelo carinho, zelo e dedicação ativa ao nosso MFC.
Forte e afetuoso abraço, Gratidão!!!

Rubens e Rosana
CONDIN MFC Brasil.

Comentar Post