Procurar por categoria:
MFC Nacional: Análise de Conjuntura sobre a violência contra a mulher e suas implicações na família e na sociedade (uma tomada de consciência).
Blog Atuação MFC

MFC Nacional: Análise de Conjuntura sobre a violência contra a mulher e suas implicações na família e na sociedade (uma tomada de consciência).

Durante a realização da 4ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional Diretor (2016 -2019) em um dos seus momentos de formação aconteceu o painel: “Análise de Conjuntura sobre a violência contra a mulher e suas implicações na família e na sociedade (uma tomada de consciência)”.

Este foi conduzido por Dra Thereza Cristina Rodrigues Dias Corteletti, graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, Especialização em Direito Civil e Direito Processual Civil, Promotora de Justiça no Estado de Minas Gerais desde o ano de 2001, exercendo suas funções na Promotoria de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Belo Horizonte desde dezembro de 2013, atuando na proteção da mulher e na responsabilização criminal do agressor.

O painel atraiu a atenção por quase duas horas de todos os participantes, Dra Theresa de forma suave e extremamente didática trouxe à luz uma situação ainda hoje vivenciada nas famílias e na sociedade em relação a mulher. Em sua abordagem ela nos convidou a pensar sobre o papel da mulher desde a antiguidade, o seu processo social e cultural, o modelo de família patriarcal vivenciado, e o papel do estado na intervenção para erradicar a violência contra a mulher.
Nos apresentou que o Brasil é signatário de tratados internacionais e que toma maior força e consciência a partir das leis Lei 10.455/02, Lei 10.340/06 – Lei Maria da Penha, Lei 10.886/04 e Lei 13.104/15…

Conceitua de forma sutil e marcante a Violência Doméstica e Familiar, contextualiza o conceito de Gênero de acordo com a Lei 11.340 e exprime o conteúdo fazendo-nos conhecer o que a esta prevê em seu artigo 7º quanto as formas de Violência, que podem ser assim classificadas (violência psicologia, sexual, moral, patrimonial e física).
Foi abordado também em sua fala uma estatística da violência contra a mulher, o Ciclo da violência doméstica e a sua ação silenciosa, e um breve relato sobre as medidas preventivas de urgência administrativa, falou também sobre Medidas Protetivas de Urgência Ação Penal, Medidas Protetivas de Urgência Destinadas ao Agressor, e Medidas Protetivas de Urgência para Tutela da Vítima. Apresentando assim até parece que foi uma aula de direito, mas a forma como foi conduzida proporcionou a todos fazer uma análise de consciência e ter um posicionamento claro sobre o painel apresentado.

Para concluir, Dra Theresa faz uma abordagem sobre a Violência X Família (aqui encontramos todas as suas implicações), as consequências vivenciadas na família, o por quê da tolerância das mulheres, o sofrimento da mulher e todo o seu procedimento cadenciado de uma audição amorosa por parte da justiça (em suas diversas instâncias) para acolher e resolver, evitando que a violência continue em outras esferas e ambientes sociais, culminando com a criação da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar – Estadual, no fechamento foi apresentado um vídeo produzido pela Teia GNT – HeForShe Movimento de Solidariedade da ONU Mulheres para igualdade de gênero, com diversos depoimentos reais de vítimas da violência contra a mulher.

Fica aqui a nossa gratidão à Dra Theresa (e seus familiares), que gentilmente se colocou à disposição para cumprir o seu papel de mulher, de mãe, de cidadã que não se cala diante das injustiças e busca meios através da escuta amorosa e da consciência fraternal para que fatos como estes não mais aconteçam em nosso meio, em nossa sociedade.
O Movimento Familiar Cristão – MFC do Brasil cumpre também o seu papel de fortalecer o tecido social família com informação, com o fortalecimento das suas estruturas e essencialmente com o compromisso de fazer deste um mundo mais justo, fraterno e igual.

Fica aqui o nosso abraço fraterno a todos os participantes deste CONDIN com representação de todas a regionais do país e latino Americana (SPLA e ZONAL III) e ao CONDIR NE, tendo a esperança de ter contribuído para que as nossas ações sejam cada vez mais intensas e fortes no respeito a dignidade humana e em especial as mulheres.
Feliz e abençoado dia 08 de março, data em que celebramos o Dia Internacional da Mulher.

Rubens e Rosana
CONDIN MFC Brasil

Comentar Post