No último final de semana, entre os dias 06 e 08 de abril, as representações regionais do SENJOV se reuniram em Barra de São Miguel – AL juntamente com a coordenação nacional e representações locais em um evento mais do que especial, confira os detalhes.
O evento se deu início na sexta (06) com a acolhida e troca de experiências com MFC de Barra, contando com a presença da Coordenação Nacional, Regional Nordeste, Estadual de Alagoas e das Cidades de Maceió e Barra de São Miguel.
Após todo acolhimento e chegadas da madrugada; Um pouco impedida pela chuva, na manhã do sábado, conduzido por Lincon (Jovem da cidade baiana de Jequié, representando o Nordeste), logo cedo na praia, tivemos um momento de restauração de nossas conexões, com nosso corpo, com a natureza e com os que nos rodeia, nossas ligações orgânicas, relembrando um pouco de nosso primeiro encontro em Juiz de Fora.
Após café da manhã, tivemos um momento com músicas e mantras e logo após se fez a leitura das nossas regras de convivência e de respeito ao local durante o decorrer do encontro, em sequência Rubens (Coordenador Nacional [16-19]) conduziu o início de sua formação indagando a pergunta:
“Quem somos nós?”
Foram feitas, pelos presentes, referências ao MFC da acolhida, uma forte característica de nosso movimento. Rubens completou, “nós” somos pessoas, que estamos aqui, cada um disposto a ajudar o todo a fazer o mundo melhor, “Nós estamos aqui porque um completa o outro”, a unidade faz a força para construção do futuro, é o concreto, o alicerce do futuro do MFC, complementou Kleber (Secretário – SENJOV [16-19]).
Qual o nosso papel aqui?
[Compartilhar, aprender, ouvir, absorver, multiplicar.] SER MEFECISTA! Muito além de ser apenas Eu. Em qual médico você levaria o seu filho? no bom, naquele mais ou menos ou em um ruim? Cada um de nós exerce um papel no movimento e temos que executá-lo com maestria, dando o seu melhor! De valor ao seu papel no MFC; o que você está conseguindo transcender?
Ver, julgar, agir e CELEBRAR! O que temos para celebrar hoje? O que você tem para celebra hoje? Com certeza são muitas coisas! E umas das coisas que temos que celebrar é a definição da nossa, marca, a logo nacional do MFC Jovem, um símbolo de unidade da juventude do MFC no Brasil, Alex (Coordenador Estadual Jovem – ECE Paraná [16-19]) assumiu a palavra e apresentou juntamente com Kleber a nossa nova marca, a bandeira da juventude mfcista no Brasil.
Em continuidade Rubens apresentou brevemente as divisões de secretários do CODIN, o que inclui o SENJOV, e reforçou a Estrutura organizacional do MFC e suas integrações, CONDIN, CONDIR e ECE (Nacional, Regional e Estadual) isso se teve para lembrarmos que eles existem e estão à nossa disposição, não estamos sozinhos! [Estrutura].
Não podemos esquecer de cada vez mais fortalecer as representações e lideranças, tornar cada vez mais integrado para que não se dissipe, se dissolva em qualquer um dos níveis dessa estrutura. Temos que contar com cada um, somos muitos, sempre teremos alguém disposto a ajudar em cada momento.
Temos que participar, levantar a nossa bandeira, estarmos presente!
Realidade do MFC: temos um estatuto, não podemos perder a nossa identidade, precisamos exigir os nossos direitos, já definidos, aos nossos coordenadores. Foi destacado também a importância de ficarmos mais antenado a produção aliadas, que vem ao nosso encontro para somar, como é o caso da exortação pós-sinodal Amoris Laetitia do Papa Francisco.
Após breve intervalo e chegada e novos participantes Rubens solicitou que todos os presentes se apresentasse e conta-se o que marcou para você até o presente momento.
Eis o MFC
Kleber veio a frente e inicialmente agradeceu a acolhida, a presença de todos (e a comida!). Em seguida apresentou um livro intitulado “Eis o MFC”, um instrumento que serviu de base para ele iniciar sua caminhada como mefecista.
Rubens citou um breve histórico de nosso movimento, uma associação civil filantrópica, à qual surgiu após a segunda guerra mundial atendendo uma demanda de união e atenção às famílias, uma necessidade mundial. [Nossa história] Kleber retomou a palavra e apresentou nossos objetivos: Evangelização, promoções, valores, bem comum. [Estatuto]
Houve uma relembrança da importância da Teia. O MFC trabalha em equipes bases, todos os coordenadores e representantes devem participar de sua equipe base. [Estrutura].
Dando prosseguimento, indagou: Como iniciar uma equipe base?
Comprometimento, compromisso, também se incluem: Dinamismos, trabalho em equipe (característica participativa: Ver, julgar, agir e celebrar), informação, apresentação do MFC, participação comunitária (gesto concreto), lembrando sempre que cada caso tem as suas particularidades de acordo com as realidades locais. Dentre as etapas de formação: Capacitar, habilitar e motivar.
“E quando cresce? Distribua, fragmente!”
Quanto menor cada base mais próximos as pessoas, mais fácil de reconhecer os potenciais, facilita o uso das casas dos participantes, engajamento dos pais, mesmo que indiretamente por causa de suas curiosidades, lembre-se de que o MFC desde de o início vem o com o propósito de ser uma igreja doméstica.
Dando por encerrado os slides do primeiro dia, após a janta participamos da Santa Missa na Igreja Matriz (Paróquia São Joaquim e Sant’ana), logo após fizemos uma integração com a comunidade local na praça da igreja, apresentando um pouco do MFC juntamente com músicas e muita diversão.
O segundo dia se início com uma experiência bem interessante, relembrando a importância das danças circulares e de como elas tem o poder de criar uma harmonia com nosso próprio corpo, assim pudemos concentrar nossas energias para as atividades que viam a seguir.
Como estão nosso regionais?
Nesse primeiro momento do domingo cada representação do SENJOV teve um espaço para contar como anda os trabalhos em sua região.
Formação de BH:
Após Alex apresentou um resumo da formação em Belo Horizonte de Capacitação de Técnicos para Elaboração de Projetos Sociais e Captação de Recursos, e já convidado para estar ministrando uma formação mais específica sobre o assunto ao grupo de elaboração do projeto para o ENA.
Participação no 20° ENA
Nilmária assumiu a palavra para falar sobre a reunião com a equipe de metodologia do próximo ENA em Campo Grande – MS, a ser realizado nos dias 13 a 19 de julho de 2019, foram destinadas 160 vagas para os jovens (aproximadamente 32 por regional) e também as remanescentes.
Foi definido que os jovens definiram os líderes de cada comunidade (20 ao todo), nesse evento também deveremos apresentar um projeto de vivência do MFC Jovem a nível nacional.
Fechando alguns pontos
Rubens chamou a todos para concluir alguns assuntos que foram mencionados no dia anterior, foi pré definida uma data previa (18, 19 e 20/10) para o ESPERE (Escola de Perdão e Reconciliação) para o SENJOV em Belo Horizonte ou Santo André (ABC), a definir.
Relembrado também a importância de nossa colaboração com os novos temários sendo desenvolvidos pelo SENFOR, por isso iremos desenvolver um passo-a-passo de nucleação de novas cidades e demais temários. Em relação ao SENCON: Como integrar a nossa comunicação? A orientação foi de que devemos utilizar dos canais oficiais já existentes, divulgar! [Instagran – @mfcjovemnacional]
Em relação ao Cadastro Nacional, todos devem ter cadastro (utilizar das equipes bases), as coordenações regionais e estaduais já foram orientadas, data final: 31 de maio!
Quais são os próximos eventos que temos que marcar presença? Como proceder desde agora para que estejamos representados? Definir até o dia 16 de maio os representantes regionais para o EZO que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de agosto deste ano em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia. Foi definido também que a nacional vai subsidiar num valor de mil reais os encontros regionais a fim de fomentar a participação dos jovens.
E assim se deu por concluído o nosso II Encontro de formação nacional do SENJOV – Secretário Nacional de Jovens do MFC, somos ao todo mais de 1500 jovens, que se tem conhecimento, em todo Brasil, esse encontro foi um marco de unificação do futuro e já presente Movimento Familiar Cristão, quanto ainda temos para evoluir? “Juntos somos um!”