Procurar por categoria:
Veja como foi a AGLA no Brasil – MFC Brasil Sedia XXIX AGLA
AGLA Blog Atuação MFC Condin SPLA

Veja como foi a AGLA no Brasil – MFC Brasil Sedia XXIX AGLA

A AGLA reúne em Salvador, Bahia – Brasil 15 países, dos 18 possíveis. A Coordenação Nacional Rubens e Rosana, e representantes de todos os CONDIRs foram os anfitriões, A AGLA é de responsabilidade do Secretariado para Latino América, aqui representada por seus presidentes Marcos e Alícia Alvares e demais equipe. Contamos também coma ilustre presença do casal Coordenador Mundial da Confederação Internacional dos Movimentos Familiares Criatãos Pip e Wilma Cua – Presidentes, Sérgio e Dorys Treviño – Vice Presidentes (México), Renato e Amparo – Equipe de Finanças e o Assessor Eclesiástico Mundial Dom Gerardo Altimaza, das Filipinas.

A AGLA aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes – CTL, da Arquidiocese de Salvador esse espaço, em 1980 hospedou Papa João Paulo II, hoje Santo João Paulo II.

O Primeiro dia foi dedicado a formação, tendo os nossos Presidentes Nacionais, Rubens e Rosana como responsáveis por conduzir toda a assembleia a fazer uma leitura e avaliação de como estão utilizando o seu tempo, sendo este imprescindível para uma vida saudável e com mais resultados. O Tema da formação foi: “Construindo e cuidando da Sua Triade do Tempo (Construyendo y cuidando de tu triada de tiempo)”, esta teve uma duração de 90 minutos, que transcorreu em um clima de descontração e muito aprendizado. Mostrou que devemos utilizar o nosso tempo cronológico, de forma objetiva e direta. Concluindo nos deixou uma mensagem: “EU serei a melhor pessoa que posso ser em tudo que fizer”.

Após um breve intervalos retornamos a formação, desta vez conduzidos por Ricardo e Lucy Castro, que apresentou as ESPERE – Escola de Perdão e Reconciliação, criado por Pe. Leonel Narvaz na Colômbia. Este trabalhado consiste em rejuvenescer as pessoas através da prática do perdão, reconciliação e Justiça restaurativa, uma vida nova e sem crenças ou fantasmas. O casal apresentou a estratégia que vem sendo desenvolvida no México com o apoio da Fundacion para Reconciliacion tendo como objetivo chegar a toda a América Latina.

Na parte da tarde foi apresentado o Programa de Promoção Católica – PPC, que imprime diversos livros para formação em diversos níveis, atendendo a diversos públicos e tem toda uma estratégia de formação continuada. Projeto apresentado pelo México, pelos casais: Vanessa e Marcos, Blanca e Jesus e a Jovem Claudia Vanessa.

Seguindo a maratona de conhecimento partimos a quarta formação, que trouxe como tema: “A Contribuição da família na atualidade. (La contribución de la Familia en la Actualidad)” sendo apresentada pelos Padres Rafael Fornasier e Edwin Ortega, convidados pelo MFC Brasil. Desta fala ficou para nós: a importância da família, seu momento atual com todas as novas situações de família colocadas; o processo de modernização está desviando o significado e função social da Família; a propriedade do Matrimônio é a unidade e a indissolubilidade; o matrimônio não é privado, é humano. Concluindo fez uma leitura sociológica da família para nossos dias, onde necessitamos exercitar a confiança, cooperação e a reciprocidade.

Está formação sobre o papel da Família hoje, despertou diversas angústias e inquietações, fato esse pode ser comprovado pelo número de perguntas aos padres que a apresentaram.
Em seguida foi feita a leitura da ata da assembleia anterior, realizada em Santo Domingo, República Dominicana, que sofreu pequenos ajustes.

Finalizamos o dia com a Santa Missa, concelebrada pelo Arcebispo Primaz do Brasil – Arquidiocese de Salvador, Dom Murilo, demais Bispos e Sacerdotes presentes.

Vale ressaltar que Dom Murilo, fez uma homilia extremamente interessante sobre a importância da família e suas propostas para esta tarde. Finalizamos o dia com um jantar seguida de um bom bate papo e troca de experiências.

« de 2 »

 

Comentar Post