Procurar por categoria:
SIN 2019 – 2º Dia
Blog Atuação MFC SIN Vitória da Conquista

SIN 2019 – 2º Dia

MFC Nacional – Seminário de Integração Nacional (sábado, 07 de dezembro de 2019). Dia dedicado a reunião administrativa, formação – muito aprendizado, muito ensinamento. O CONDIR SUL nos fez uma belíssima oração tendo como tema a Juventude Acumulada no MFC. O CONDIN reforçou os conceitos da Estrutura Organizacional vivenciada no MFC, desafios para o triênio, proposta orçamentária, base para o plano de ação para o triênio e uma breve apresentação dos secretariados presentes. Em seguida Antônio Bonifácio – MFC RJ fez uma belíssima provocação levando a todos a pensar na JUVENTUDE ACUMULADA – UMA NOVA PERPRCTIVA. O CONDIR SUDESTE conclui a parte da manha realizando uma oração envolvendo a todos pensar naqueles que vieram antes de nós, com o olhar afetuoso e comprometido.

Jesuliana – MG fez uma apresentação sobre a nossa LIVRARIA, como se deu, sua construção até os dias de hoje e a sua importância como instrumento de fortalecimento e formação continuada para as equipes base, convoca aos CONDIRs a contribuir com envio de materiais pertinentes a nossa Revista bem como incentivar a campanha proposta de que cada equipe base tenha pelo menos uma assinatura da revista Fato & Razão.

Iniciamos a tarde com informes do SENJOV conduzido por Nilmária que nos apresentou as ações do SENJOV e caminhos para realização do Festival Nacional de Arte e Cultura que acontecerá em Maringá em julho de 2020, tendo como homenageado o dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro Ariano Suassuna. Seguindo as atividades da nossa pauta Jael e Andreia – Coordenadores da Equipe de Metodologia e Conteúdo – EMC apresentou a equipe e os Eixos do 20º ENA realizado em Campo Grande em julho passado e proposições Pós ENA, apresentou também sugestões e estrutura da equipe para desenvolver as atividades para construir o 21º ENA que acontecerá em Rio Grande – RS em julho de 2022.

Seguindo a programação, tivemos um momento rico de formação onde os participantes foram convidados a participar de oficinas pertinentes aos cargos – funções que exercem no MFC e conduzidas por MFCistas que carinhosamente se dispuseram a trabalhar os temas. Milton e Catarina – MS realizou oficina com tesoureiros, Airton e Solange – RJ fez oficina com Coordenadores Estaduais; Elaine Pontes – SP falou com Secretários; Jael e Andreia conduziram a primeira reunião da EMC. Paralelamente as oficinas aconteceu a reunião do CONDIN conduzida por seu Presidentes Rubens e Rosana contando com a participação de todos oso CONDIRs e a Assembleia Estadual da Bahia conduzida pelos Coordenadores Estaduais Gildásio e Valdirene. Foi sem dúvida uma tarde de fortalecimento e reconhecimento do papel de cada um dentro do MFC.

Seguimos com a apresentação das agendas regionais, objetivando fazer um calendário nacional e os relados dos participantes das oficinas, onde concluímos que o SIN exerce a sua função quando traz a todos os objetivos e finalidades do MFC, bem como o desenvolvimento de atividades pertinentes a nossa razão de existir.

Após a Missa de Envio celebrada por Pe. Felipe, os CONDIRs trouxeram apresentações e expressões culturais de suas regiões para abrilhantar a nossa noite de massas preparada pela equipe de Vitória da Conquista, encerrando assim o nosso dia.

« de 2 »

Comentar Post