Procurar por categoria:
XXIX AGLA: 2º Dia
AGLA Blog Atuação MFC Condin

XXIX AGLA: 2º Dia

O segundo dia da AGLA foi dedicado aos informes dos Zonais e dos países que os compõem. Após instalação do casal Secretário Coordenador Roberto e Silvia Cabrera iniciaram-se as apresentações. O MFC da América Latina é composto de 18 países, e está divididos em 3 Zonais I, II e III, sendo cada um composto por seis países. A apresentação teve início pela Zonal I: Costa Rica 🇨🇷; Cuba 🇨🇺; Guatemala 🇬🇹; El Salvador 🇸🇻; Honduras 🇭🇳 e México 🇲🇽. Cada país trouxe um pouco dos trabalhos desenvolvidos, desafios e perspectivas (todos os informes estarão disponíveis no portal para consulta). Tiquinho (representante do CONDIR Sudeste) muito atencioso as informações fiz uma relação entre o percentual de membros de cada país à sua população. Essa estatística vai medir a participação da população de cada país em relação à presença MFCista.
Costa Rica 🇨🇷; 124 EB; 800 MFCistas: 0,05% da população.
Cuba 🇨🇺; 35 EB; 298 MFCistas: 0,026%
El Salvador 🇸🇻; 2.700 EB; 18.825 MFCistas: 2,4% – Não participou.
Guatemala 🇬🇹; 62 EB; 1.229 MFCistas: 0,09%
Honduras 🇭🇳: 191 EB; 1.284 MFCistas: 0,15%
México 🇲🇽; 3.800 EB; 68.000 MFCistas: 1,99%
Encerrou-se o Informe do casal Coordenador Zona I – Ligia y Jorge Romero – Caballero, Presidentes de Honduras.

O Zonal II composto pelos países: Colômbia 🇨🇴; Panamá 🇵🇦; Peru 🇵🇪; Equador 🇪🇨; República Dominicana 🇩🇴; Venezuela 🇻🇪. Tem como Coordenador o casal Carolina y Yorguin Gómez -Toscano da Colômbia, que ao final fez uma apresentação do seu Zonal.

Se apresentaram os seguintes países: Colômbia 🇨🇴: 48 EB; 400 MFCistas: 0,009%
Panamá 🇵🇦: 22 EB; 182 MFCistas: 0,04%
Peru 🇵🇪: 41 EB; 203 MFCistas: 0,007%
Equador 🇪🇨: 05 EB; 35 MFCistas: 0,003 – Não participou.
República Dominicana 🇩🇴: 51 EB; 552 MFCistas: 0,06%
Venezuela 🇻🇪: 15 EB; A- Não participou.

Seguido a programação tivemos o informe dos Presidentes Latino Americano – SPLA Alicia y Marcos e do casal de finanças Ángela y Miguel Kennedy, do Paraguay.

Passando então para apresentação do Zonal III, que é composto pelos países: Argentina 🇦🇷; Bolívia 🇧🇴; Brasil 🇧🇷; Chile 🇨🇱; Paraguai 🇵🇾; Uruguai 🇺🇾.
Bolívia 🇧🇴: 49 EB; 342 MFCistas: 0,03%
Argentina 🇦🇷: 50 EB; 1.883 MFCistas: 0,04% – Não Participou
Chile 🇨🇱: 05 EB; 28 MFCistas: 0,001% – Não participou
Paraguai 🇵🇾: 535 EB; 4.539 MFCistas: 0,7%
Brasil 🇧🇷: Não apresentou dados no modelo sugerido pelo SPLA, o cadastro está sendo atualizado através do Sistema Família MFC.
Uruguai 🇺🇾: Não participou

Deste dia ficaram algumas inquietações (situação dos MFCistas da Venezuela; Chile, as Igrejas estão VAZIAS. O MFC está renascendo com um pequeno grupo na paróquia Sacramentinas; e, Uruguai situação muito preocupante.

Pontos fortes do segundo dia (apresentação do casal Coordenador mundial Pip e Wilma Cua e toda a sua equipe. Já visitaram muitos países, agora estão envidando esforços para nuclear países no continente asiático; na apresentação de hoje todos os países reforçaram o compromisso de luta contra o aborto).

Pontos a melhorar do segundo dia (falou-se muito pouco dos Jovens; não se falou nada de crianças!).

Após os relatos dos países, tivemos na capela um momento muito forte de oração.
Foi rezado um terço em 4 idiomas e 1 dialeto (1° mistério: em português; 2° mistério: em inglês; 3° mistério: em Guarani; 4° mistério: em dialeto Kechua (Peru, Bolívia); 5° mistério: em filipinos).

Para finalizar o dia aconteceu a noite Latino-americana. Momento muito belo e gracioso, onde cada delegação, vestindo trajes típicos, fizeram apresentações de seus “folclores”. Foi muito alegre e descontraído, trazendo e mostrando a todos a beleza e a riqueza cultural destes países que compõe a latino América do MFC. (Tiquinho).

« de 2 »

Comentar Post