Procurar por categoria:
MFC Nacional: 1ª Assembleia da Comunicação Eclesial
Blog Atuação MFC Condin

MFC Nacional: 1ª Assembleia da Comunicação Eclesial

O MFC participou no dia 04 de fevereiro da 1ª Assembleia da Comunicação Eclesial com o tema “Por uma Igreja Sinodal: a comunicação como canal de escuta e sinodalidade”, promovida pela Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Assessoria de Comunicação (ASCOM), a Pastoral da Comunicação (PASCOM) e a Signis Brasil. A Assembleia teve por objetivo ampliar o conhecimento das diferentes expressões de comunicação na Igreja no Brasil, a partir da escuta de suas alegrias e dores.

Nesse primeiro encontro estiveram presentes 31 entidades entre pastorais, movimentos e organizações que puderam expor suas dores e alegrias presentes nas iniciativas de comunicação. A partir das falas de cada entidade percebemos que apesar de realidades distintas, as mesmas comungam de dificuldades semelhantes, principalmente relacionada a realizar uma comunicação efetiva, fazendo a mesma alcançar a todos. Diante disso, foi proposto a formação de um grupo composto pelas pastorais, movimentos e organizações para discutirem sobre as questões da comunicação e juntas buscarem pistas/soluções para uma comunicação eficaz, cordial e humana.

A iniciativa da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB vai ao encontro da mensagem do Papa Francisco por ocasião do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Logo, finalizo com um trecho da mensagem do Papa Francisco e convidando-os a ler mensagem na integra no site da PASCOM
(https://pascombrasil.org.br/vaticano-divulga-mensagem-do-papa-francisco-para-o-57o-dia-mundial-das-comunicacoes-sociais/)

“Na Igreja, temos urgente necessidade duma comunicação que inflame os corações, seja bálsamo nas feridas e ilumine o caminho dos irmãos e irmãs. Sonho uma comunicação eclesial que saiba deixar-se guiar pelo Espírito Santo, gentil e ao mesmo tempo profética, capaz de encontrar novas formas e modalidades para o anúncio maravilhoso que é chamada a proclamar no terceiro milênio.”

Comentar Post