No dia 20 de julho de 2024, foi realizada a “Oficina: Perdão de Si Mesmo” utilizando a metodologia da ESPERE – Escola de Perdão e Reconciliação, em Campo Grande-MS. A Oficina foi realizada na Capela Imaculada Conceição do Instituto das Irmãs de Jesus Adolescente IJA, o espaço foi disponibilizado pela Ir. Alzenir Barbosa Assessora Eclesiástica do MFC Nacional. A Oficina foi realizada pelo casal Zilda e Marcon, facilitadores da metodologia ESPERE do CONDIR Centro Oeste. Participaram desta Oficina além do casal facilitador mais 14 pessoas, sendo uma mulher, cinco MFCistas, duas freiras e três casais da comunidade. A metodologia foi desenvolvida passo a passo, possibilitando a compreensão de SI e uma Escuta Ativa. Houve momentos de muita comoção por conta da Escuta Ativa. “Ser escutado sem ser interrompido ou julgado foi uma necessidade expressada por todos”. Sentir-se seguro no Grupo de Confiança GC, é libertador para uma profunda expressão de SI. Nas Plenárias apresentadas e no Checkout, todos os participantes trouxeram a necessidade de que as Oficinas possam ser realizadas com periodicidade. Para o casal Facilitador da ESPERE Zilda e Marcon “o sentimento é de gratidão por tudo que puderam aprender durante a Formação de Facilitadores da ESPERE promovida pelo MFC e agora poder realizar as Oficinas, proporcionando aos participantes a oportunidade do perdão de SI e do OUTRO, contribuindo assim, com o compromisso e carisma do MFC de preparar famílias através de cada pessoa para o compromisso Cristão de construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno, no qual as famílias possam se humanizar e cumprir sua função no mundo.” Segundo Irmã Alzenir “nós precisamos mostrar para o mundo o amor e, a ESPERE é esse caminho. Pois ela tira de nós todo preconceito, mágoa, ódio e ranzinzice que a gente tem. Não que ela tira com as mãos dela, mas, que a metodologia nos leva a esse crescimento. A Espere é um instrumento de conversão pessoal e pastoral…” Ainda segundo Irmã Alzenir, as irmãs da sua Congregação foram estimuladas por outra irmã que já é facilitadora da ESPERE a também realizarem a formação. Disse também que as portas da casa das irmãs estarão sempre abertas para o MFC realizar Oficinas ou a própria ESPERE. Segundo Ir. Alzenir, Marcon e Zilda os três casais convidados da comunidade, ficaram “encantados” com o MFC e sua dinâmica e com o desejo de conhecer mais do MFC junto as Equipes Base de Campo Grande.
Depoimento de Gicelma Aparecida de Campo Grande MS, após participar da Oficina: Perdão de Si Mesmo com a metodologia da ESPERE no dia 20 de julho de 2024.
“A primeira experiência sobre o Pedrão eu vivi quando o Pe. Manu, veio a Campo Grande MS, com uma formação sobre o perdão, na ocasião, eu era uma pessoa, que deixava claro a todos, que não perdoava e para mim, estava tudo bem… Até que, durante a formação, entendi a importância do perdão para mim, e principalmente que, perdoar era diferente de se reconciliar novamente, e o mais importante, que o ato de perdoar é libertador. Este ano de 2024, quando recebi o convite para o Círculo/Oficina da Espere, com o Marcon e a Zilda, logo falei com meu esposo que deveríamos participar, pois desta vez a metodologia seria vivenciar o perdão de si mesmo. E chegou o dia… Marcon e Zilda nos explicaram como seria o Círculo/Oficina, suas regras e as dinâmicas. Com o passar do tempo, e a dinâmica acontecendo, fomos tendo a devida noção de que, viajar para o nosso interior, e revisitar estações que vivemos no passado é tão desafiador, e mais difícil ainda, encontrar a nós mesmos, e nos libertar das prisões quase sempre trancadas por nós. A tarde passou tão depressa que, nem vimos a hora passar… Estreitamos laços de amizade e confiança, com segredos ali confiados e estamos ansiosos para que o Casal Marcon e Zilda marque o próximo encontro para continuarmos está viagem de reconciliação como o nosso Eu interior.”