Procurar por categoria:

CARISMAS, OBJETIVOS E ESTRUTURA DO MFC

O compromisso do MFC está voltado para a construção de uma sociedade mais justa, que permita às famílias realizarem plenamente suas funções humanizadoras e evangelizadoras. Por isso, investe na elaboração e no crescente aprimoramento de uma política social familiar que responda às suas necessidades básicas de educação, saúde, habitação e lazer. Colabora com a pastoral familiar da CNBB no Brasil e em toda América Latina, com o CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil e, em geral, com a pastoral familiar nas Paróquias.

O MFC é mantido por seus membros através da participação e da vivência de valores determinados no Estatuto próprio do MFC. Além disso, em cada cidade, os membros do MFC contribuem para o sustento da entidade ou são realizadas campanhas para o levantamento de recursos que permitam custear os grandes programas nacionais do Movimento como encontros simpósios, seminários e demais atividades do MFC no Brasil.

A estrutura do Movimento Familiar Cristão assim se define:

  • Conselho Diretor Nacional → CONDIN
  • Conselho diretor Regional → CONDIR (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)
  • Equipe de Coordenação do Estado → ECE
  • Secretariados de Formação, Finanças, Preparação ao Matrimônio, Expansão e Nucleação, Ação Social e Política, Jovens.
  • Assembleia Geral Nacional → AGN
  • Encontro Nacional → ENA
  • Assembleia Geral Latino-Americana → AGLA

O carisma do MFC são os princípios, os critérios e as linhas que motivam e que dão sentido de pertença e de coesão aos seus membros. A palavra “carisma” vem do grego JARIS que significa “dom espiritual gratuito.”

O carisma original do MFC motivou e deu força aos pioneiros, destacando

  • a valorização do amor conjugal;
  • a motivação ao apóstolo leigo;
  • a pastoral familiar;
  • a liturgia comprometida com a vida;
  • o peregrinar carismático e a hospitalidade;
  • a preparação ao casamento.

O carisma hoje: parte do carisma original, adaptado, ampliado e ajustado de acordo com os sinais dos tempos.

Por isso, o MFC tem como carisma original a valorização do amor conjugal, a construção de famílias mais felizes para que o mundo seja melhor, somando-se ao carisma de hoje que é preparar famílias para o compromisso cristão de construção de um mundo mais justo e solidário, no qual as famílias possam se humanizar e cumprir a sua missão.

Os objetivos do MFC, fundamentalmente, são:

  • Humanizar as pessoas a partir da família;
  • Evangelizar as pessoas da família para evangelizar a comunidade;
  • Promover a família e a educação de seus membros, capacitando as pessoas para o desenvolvimento e a vivência dos valores humano-cristãos, a fim de que possa cumprir a sua missão de formadora de pessoas, educadora na fé e promotora do bem comum.

Assim, o MFC é movimento de Igreja, de âmbito latino-americano, sendo o seu SER constituído por livre eleição dos leigos engajados, visando à evangelização e à promoção da família e de seus valores humanos e cristãos para que possa cumprir a sua missão.

No século 21, não se pode entender que a família seja apenas constituída como a família de Nazaré: pai, mãe e filho. Há que se reciclar esse conceito caso se queira fazer um serviço humanizador e cristão para a família hoje. O ideal seria uma família nesse modelo, mas não se pode desconhecer a realidade das famílias no século 21. Por isso, o MFC é um movimento de famílias que reconhecem outras famílias, sejam elas completas ou incompletas, perfeitas ou imperfeitas, tanto na vivência do amor no serviço aos outros, quanto na falta de fé, na ausência de alguns membros dessa família ou na debilidade da dimensão sacramental e da união conjugal.

Assim, o MFC é aberto à participação de todas as pessoas e de todas as famílias que buscam viver o amor entre seus membros no serviço aos outros, com seus valores e com suas imperfeições, independentemente da natureza do vínculo matrimonial: pessoas solteiras, jovens ou adultas, pessoas viúvas, pessoas divorciadas, em sintonia com os objetivos e com o carisma do Movimento.

O casamento é uma realidade humana e, na visão cristã, é um Sacramento. Se a união conjugal é fundada no amor que toma como modelo o amor de gratuito de Deus, fiel, humanizador, de doação ao outro, o amor humano é, portanto, a expressão central da espiritualidade conjugal. Contudo, o MFC reconhece que a família é condicionada por pressões sociais desagregadoras ou por condições de vida que a desumanizam, impedindo a plena realização de suas funções e que – para construir famílias – é preciso reconstruir uma sociedade mais humanizada e humanizadora. Por isso, o MFC é um Movimento ativo, profético e que está a serviço das famílias.

Por fim, todas as pessoas que quiserem participar serão bem-vindas. O MFC precisa da força de todos, afinal, a instituição Família merece que se preste esse serviço com dedicação e com solidariedade a todas as famílias. [créditos, item (1)]

MFC - Conhecendo, Amando, Cuidando
Clique na imagem para baixar o conteúdo completo.