Procurar por categoria:
Blog Atuação MFC Condir Eventos Santo André São Paulo SIN Sudeste

III Seminário de Integração Nacional do MFC – SIN

sin-1

Aconteceu na Cidade de Santo André – SP, entre os dias 02 e 04 de dezembro, o III SIN – Seminário de Integração do MFC, do qual participaram Coordenadores Regionais de todos os CONDIRs – Conselhos Regionais do Norte (Gomes e Deise), Sul (Zeno e Vilma), Sudeste (Duzinho e Cláudia), Centro Oeste (Leandro e Lúcia) e Nordeste (Gilson e Nana), bem como todas as estaduais, tesoureiros, secretários, secretariados e convidados da CNLB – Márcio Oliveira, CNBB – Pe. Edwin Ortega, e ZONAL 03 – SPLA representado pelo casal Marcos Alvarez e Alicia Quiñonez.

sin-3 Iniciamos no dia 02 por volta das 19 horas com acolhimento realizado por Equipes base de Jovens do ABC, foi realizada uma breve apresentação sobre a história do SIN e seus objetivos e agradecimentos, em seguida foi realizada uma dinâmica de apresentação, fazendo um levantamento das expectativas dos participantes para o SIN, culminando com um jantar de boas vindas seguido de apresentação da equipe de hospedagem e acolhimento.

No dia 03 iniciamos as atividades às 7h30 da manhã, com uma oração preparada pela SENESP – Secretariado Nacional para Espiritualidade, sendo conduzida por Frei Gilson (Assessor Eclesiástico Nacional) e pelo Pe. Judá (Assessor Eclesiástico do CONDIR NE); logo após passamos ao café da manhã e iniciamos os trabalhos conforme cronograma. Apresentamos gráficos gerados a partir dos participantes deste SIN objetivando conhecer melhor o grupo, a distribuição geográfica do MFC em percentual e número de participantes, a estrutura organizacional do MFC, sua estrutura de governança, seus secretariados.sin-55

Pe. Edwin Ortega (Pe. Diocese de Camaçari – BA) fez uma apresentação do Capitulo VII da Exortação Apostólica Amoris Laetitia – Acompanhar, Discernir e Integrar a fragilidade (no MFC), tema central do seminário. Em seguida fomos ao lanche e depois para a apresentação dos secretariados (SENJOV, SENCON, SENPLAN, SENFOR, SENEN, SENESP – ESPERE). Após o almoço tivemos uma apresentação Cultural com a Escola de Ballet Sandra Amaral, apresentação dos demais secretariados (SENFIN – Patrimônio, SENEN, Equipe de Projetos).

Em seguida, realizamos um painel com parceiros do MFC, onde estes apresentaram o que são, sua missão e objetivos e o papel junto ao MFC. Participaram deste momento Márcio Oliveira – CNLB, Pe. Edwin – CNBB e Marcos e Alicia – Zonal 03 SPLA. Após as apresentações e a costura do dia foi realizada uma oração pelo SENESP. Retornando do intervalo a equipe do MFC do ABC preparou um animado coquetel, com um show apresentado pela banda MFC Rock Band (composta por membros do MFC) criando assim um ambiente de integração e bem estar.
sin-105
No dia 04 (domingo), a oração da manhã foi conduzida pelo Bispo de Santo André Dom Pedro Carlos Cipollini, que levou a todos uma reflexão sobre a importância da família diante do mundo de hoje, seguimos para o café e retomamos a nossa pauta onde foi apresentado o cronograma das reuniões do CONDIN com MFC, parceiros e SPLA. Tivemos ainda as reuniões dos CONDIRs, realização de plenária, agenda de compromissos, avaliação e encerramento seguido da celebração da Santa Missa presidida pelo Pároco Pe. Obelardo e concelebrada por padres presentes no SIN.

Acreditamos ter cumprido o papel a que se destina o SIN, na certeza de que estamos trilhando os caminhos certos para o fortalecimento do MFC em nível Nacional. Gratidão a Equipe do ABC por acolher e de forma tão comprometida se colocaram à disposição para servir com amor e dedicação para a realização deste evento.

Forte e afetuoso abraço a todos,
Coordenação Nacional
Rubens e Rosana

« de 9 »

Comentar Post