Procurar por categoria:
ESPERE – Escolas de Perdão e Reconciliação em Maringá
Blog Atuação MFC Condin ESPERE Maringá

ESPERE – Escolas de Perdão e Reconciliação em Maringá

Entre os dias 10 a 14 de novembro de 2021, o MFC Brasil promoveu na cidade de Maringá – PR, a primeira oficina para facilitadores da Espere MFC – Escola de Perdão e Reconciliação. Com a condução das facilitadoras do Núcleo Comunitário de Práticas de Justiça Restaurativa (NCPJR) Cascavel-PR, e com o apoio do CDHEP – Centro de Direitos Humanos e Educação Popular, Luiza Maria de Oliveira Scadura e Margarete Frasson, os participantes puderam vivenciar a metodologia da Espere e aprender como deve ser o papel do facilitador MFC.

Estiveram presentes Mfcistas de vários estados do Brasil, onde todos os Condir’s se fizeram representados à partir de uma proposta de consolidar o primeiro grupo de facilitadores do MFC para aplicar a metodologia da Escola de Perdão e Reconciliação.

A EsPeRe – Escolas de Perdão e Reconciliação nasceu a partir da experiência do Padre Leonel Narváez, Doutor em Sociologia pela Universidade de Cambridge. Com um trabalho na prevenção da violência, consolidou sua atividade profissional e humana, desenvolvendo projetos de amplo impacto na resolução de conflitos. Gestor e ideólogo da Fundação para a Reconciliação (com sede em Bogotá-Colômbia), tem facilitado, desenvolvido e implementado programas em vários países, baseado na metodologia ética e prática de cultura fundamentada no Perdão, Cuidado e Reconciliação.

A prática do perdão e reconciliação, no âmbito da EsPeRe, é tratada sob viés sociopolítico, inspirada na fala do sul-africano Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz: “Sem perdão não há futuro”. Portanto, as oficinas são espaços de encontro múltiplo, acolhendo participantes num ambiente para entender com um pouco mais de profundidade os temas, Perdão e Reconciliação oriunda da Cultura da Paz.

Neste sentido, o MFC Brasil – Movimento Familiar Cristão, imbuído na sua missão expressa em seu estatuto que é: desenvolver ações visando à humanização, à evangelização, à promoção de valores humanos e cristãos de pessoas e famílias, capacitando as famílias para que possam cumprir a sua missão de formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do bem comum. E também, promover programas e atividades assistenciais e de promoção humana para pessoas e famílias, propiciando orientação para a sua inserção cidadã na sociedade e no mercado de trabalho, quis implantar a EsPeRe no âmbito de sua missão, e assim oferecer a sociedade mais uma ferramenta para o bem daqueles que interagem com a proposta do MFC.

Segundo Rubens Carvalho, Coordenador do MFC Brasil, a Espere é uma ferramenta de apoio a todo o MFC, tanto para ser usada entre os Mfcistas como também para a sociedade onde após esta oficina largos passos serão dados. “Esta oficina consolida a Espere MFC propondo que esses 20 Mfcista participantes sejam os primeiros facilitadores que estarão aptos para multiplicarem a metodologia em todo o território nacional”. Comenta Carvalho, Coordenador Nacional do MFC

Seguindo o cronograma de trabalho, esses Mfcistas multiplicadores terão ainda a conclusão do repasse da metodologia no modo virtual, e em 2022 receberão a monitoria presencial das facilitadoras em seus respectivos Condir’s, já com a primeira turma sendo realizada no mês de fevereiro de 2022.

O MFC no cumprimento de sua missão evangelizadora, está à frente com mais essa iniciativa que visa promover por meio da cultura da paz, a construção das boas relações em favor das famílias. Comenta Rubens Carvalho

Texto: Comunicação Espere MFC Nacional.
Supervisão: MFC Nacional.

Comentar Post