Procurar por categoria:
21º ENA inicia atividades na cidade berço do Rio Grande do Sul
Blog Atuação MFC Condin ENA

21º ENA inicia atividades na cidade berço do Rio Grande do Sul

Com cerca de 250 participantes e representantes dos cinco cantos do Brasil, o 21º Encontro Nacional do Movimento Familiar Cristão “Todos Somos Um” acontece de 23 a 28 de julho, em Rio Grande, RS. O primeiro final de semana, dias 23 e 24, contou com uma programação extensa desde a abertura oficial, missa, apresentação da Delegação e Liturgia Condir Centro Oeste, apresentação da Metodologia do ENA e a dinâmica de apresentação (quebra-gelo) em que os participantes foram divididos em doze equipes e puderam conhecer a história de vida e o envolvimento com o Movimento Familiar Cristão (MFC), de cada um do grupo. Além dessas atividades, os integrantes do CTG Mate Amargo realizaram uma apresentação em alusão aos costumes e cultura do povo gaúcho através de danças e de declamações de três prendas mirins.

Durante o domingo,24, os participantes do ENA também contaram com a linda apresentação do ENA Infantil fazendo com que os presentes ligassem seu celular em demonstração da luz que há em nós e a mensagem de que cada criança nasceu para iluminar o mundo.
Após, a provocação realizada pelos assessores, Airton e Solange, fez com que as doze comunidades através das oficinas debatessem o tema “Quem sou eu?”.

“O material de estudo e o que embasou todo o conteúdo metodológico para esse encontro foi a Exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit, do Papa Francisco. A partir deste preparamos toda a dinâmica de formação que se dá através das provocações nas comunidades e nas oficinas de formação a fim de que cada integrante seja ser um instrumento e assim difundir nos seus estados e cidades e na essência do MFC, em suas equipes bases” explica o coordenador nacional do MFC, Rubens Carvalho.

Abertura Oficial

Durante a Abertura Oficial do 21º ENA foi destacado a importância do evento que ocorre trimestralmente e o marco por esse estar sendo pela primeira vez realizado em Rio Grande.
O prefeito do Rio Grande, Fábio de Oliveira Branco, o vereador Júlio Cesar Pereira da Silva e o bispo de Bagé, Dom Cleonir Paulo Dalbosco, estiveram presentes no momento. A representante da Associação Eclesiástica de Bagé, Irmã Ana, os coordenadores do Secretariado para Latino América do MFC, Raquel Chenú e Elízs Fernandez e Cathia e Luiz Stolf presidentes nacionais da Pastoral Familiar do Brasil também estiveram na Abertura Oficial do 21º ENA.

Jornalista Mirela Pinho (MTB 14.204/RS)

Comentar Post