Procurar por categoria:
21º ENA  “Todos Somos Um” é marcado por programação intensa e emocionante
Blog Atuação MFC Condin ENA

21º ENA “Todos Somos Um” é marcado por programação intensa e emocionante

A programação do 21º Encontro Nacional do Movimento Familiar Cristão “Todos Somos Um” desta segunda-feira, 25 e terça-feira,26, continuou intensa. O evento que está ocorrendo na cidade do Rio Grande, RS, reúne em torno de 250 representantes do Movimento Familiar Cristão e nesses dois dias contou com as apresentações das delegações e liturgias CODIR SUDESTE E NORTE, respectivamente.

A manifestação da delegação CONDIR SUDESTE representando os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo teve como destaque ELE VIVE- O ESPÍRITO DÁ VIDA. Assim, destacou que o Brasil parou para ver, ouvir e falar de amor, de paz e esperança porque ELE VIVE.O grupo também enfatizou a importância de estarmos todos juntos: crianças, jovens, adultos e idosos, ressaltando a importância de escutar cada um nesse momento sublime de partilha. A delegação também salientou que todas as experiencias vividas nesse ENA ensine e sirva para refletir e fortalecer e dessa forma todos possam agir e realizar os seus desígnios.

Já a apresentação da delegação CONDIR NORTE dos estados de Amazonas, Pará, Amapá e Maranhão enfatizou a passagem “A glória dos jovens é a sua força; e a beleza dos idosos são suas experiências” (Pv.20,29). A delegação lembrou que Jesus convida a cada um de nós, nesse imenso rincão, a despertar para uma vida nova afirmando que somos todos responsáveis por segurar nas mãos dos nossos jovens, conduzi-los e ajuda-los a discernir o caminho do Senhor, dando continuidade ao Movimento Familiar Cristão.

Seminário ESPERE

O emocionante Seminário ESPERE com o padre colombiano, Leonel Narváez Gómes, contou com a presença do casal Lucy e Ricardo Araújo. Durante a oportunidade, os dois relataram a trajetória de cinquenta anos juntos e a importância da oração, diálogo, respeito e paciencia para o enfrentamento de situações do cotidiano. Também comentaram a importância de não gritar em família e como fazem para conversar sem aumentar a voz. O casal também comentou da relevância dos encontros do MFC em suas vidas e como esses fizeram com que eles tivesses outro olhar para determinados problemas.

Outro momento do Seminário marcante foi o exemplo de perdão como via de santidade através do testemunho de um casal Dani e Leila Abdallah que vivem na Austrália e são casados desde 2004. Os dois relataram o sofrimento de perder seus quatro filhos atropelados por um motorista bêbado e drogado que trafegava por uma rua tranquila do subúrbio a três vezes da velocidade permitida. Dani e Leila testemunharam o encorajamento em perdoar o motorista que causou tanto sofrimento por sua atitude irresponsável e frisaram a importância do ato de perdoar assim como Deus sempre nos perdoa. Em uma de suas falas se basearam na passagem de Lucas 23.34 “Pai perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem”.

ENA Infantil

As onze crianças que participam do 21º ENA tem durante a programação um espaço para suas apresentações através do que aprendem no ENA Infantil. No último domingo ,24, apresentaram-se com base na temática “Quem eu sou?”, já na segunda-feira,25, foi apresentado o “Ser Criança” e na terça-feira “A maturidade”.

“Nesses últimos três anos estudamos as encíclicas Amores Laetitia e Christus Vivit. Assim, através das leituras comentamos sobre o relacionamento humano e o ser humano não no nome, mas sim na ação de ser humano, eu preciso ser humano sendo assim do bem e voltada para o bem” explica a coordenadora do ENA Infantil, Lia Leute.

Palavra do Coordenador

“O nosso esperançar é que esse encontro deixe boas sementes, em especial para enfrentar os desafios que a família vive hoje nesses pós pandemia. Assim destaco as questões de relacionamento, comunicação não violenta, perdão e reconciliação. Nas comunidades do 21ª ENA temos tratado muito do autocuidado, cuidar de mim para eu cuidar do outro. Já nas oficinas são sempre temas relativos ao comportamento e ao relacionamento das pessoas seja na família ou na sociedade” comenta o coordenador nacional do MFC, Rubens Carvalho.

Jornalista Mirela Pinho (MTB 14.204).

« de 2 »

 

 

Comentar Post