Procurar por categoria:
21º ENA cumpre objetivo de unir MFCistas de todas as regiões do país com o tema ‘Todos Somos Um’
Blog Atuação MFC Condin ENA

21º ENA cumpre objetivo de unir MFCistas de todas as regiões do país com o tema ‘Todos Somos Um’

Com a ideia de aproximar todas as regiões do Brasil e os representantes do Movimento Familiar Cristão (MFC), o conceito utilizado no 21º ENA apresentou o Papa Francisco ao lado de São Francisco de Assis junto as cores de cada canto do país. Assim, segundo o coordenador do MFC, Rubens Carvalho, o objetivo da imagem é mostrar um ENA Franciscano. “O Papa foi a grande luz para esse momento já que este é o segundo encontro que utilizamos uma de suas encíclicas, a Christus vivit” explica Carvalho.
.
Apresentação das delegações e liturgia – Condir Nordeste e Condir Sul:

A quarta-feira,27, iniciou com os representantes da Condir Nordeste destacando o tema “Na amizade de Cristo. O crescimento e a maturação”. Os MFCistas entraram com a música Andar com Fé, de Gilberto Gil, e destacaram em sua saudação o Cristo como princípio e fim, destacando que Deus se fez homem e revelou o seu amor por nós. A amizade de Cristo e o seu amor por nós se estende de geração em geração e o ENA é um tempo privilegiado por estreitar laços e nos aproximar de Deus e dos irmãos.

Já a Condir Sul, na quinta-feira,28, realizou uma Missa Crioula para Paraliturgia e o Padre Lino celebrou o momento. Os representantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, contaram a história de dois povos opostos quanto a questões políticas, o Chimango e o Maragato. Assim, apresentaram a cruz com os lenços branco e vermelho, representando Chimango e Maragato, e através da cruz de Cristo e da união dos lenços, enfatizaram a paz do Cristo para que essa possa transformar através do amor e do perdão, uma amizade e esquecendo-se o antagonismo.
.
Casal Airton e Solange e a participação nas provocações do 21º ENA:

Airton e Solange Monteiro conheceram-se em um grupo jovem, em uma paroquia localizada na baixada fluminense, no Rio de Janeiro. Os dois se apaixonaram e casaram em 1977. A partir do momento em que selaram o matrimonio foram fazer parte de um grupo do Movimento Familiar Cristão, o qual estão inseridos até hoje.

“Participamos de muitos ENA mas não conseguimos estar em todos já que éramos professores e tínhamos três filhas pequenas, o que ficava complicado” explica Solange.

“O primeiro ENA que vivenciamos foi algo marcante pois era um evento latino-americano que aconteceu em Porto Alegre, por volta dos anos 80. Quando fomos para a comunidade representar o Brasil, e como era o nosso primeira experiencia, não sabíamos como ocorria. Na época, o Movimento já se mostrava a frente, com a cabeça aberta e já debatia as diferentes formas de família, inclusive famílias incompletas, o que ocasionava muitas conversas” comenta Airton.

Quando questionados sobre como o MFC contribuiu para o casamento, Airton e Solange afirmaram que através da caminhada e vivencia com outros casais que já tinham filhos e que estavam inseridos na igreja católica “Eles foram exemplos que serviram para a estrutura de nossa família. Iniciamos na equipe base pois éramos recém casados e não tínhamos filhos. Fomos muito bem acolhidos por todos os casais e o elo que fizemos foi tão forte que os padrinhos de nossas filhas foram desse grupo “concluiu Airton .

Já quanto ao 21ª ENA, o casal foi responsável pelas provocações e propunham os temas que seriam debatidos nas doze comunidades do encontro. “Nós não éramos as pessoas que fariam essas provocações, seria um padre que não pode estar presente” explica Airton. O casal conta que começaram a ter contato a respeito da metodologia desse ENA quando foram contactados para realizar as provocações e o que seria discutido. “Começamos a pesquisar o modo como faríamos essa parte que nada mais é do que encaminhar as discussões que serão feitas logo após com o grupo, nas comunidades “conclui Airton.

“Começamos com a temática ‘Quem sou eu?’ que faz com que cada um se pergunte quem é e reflita sobre a pessoa que habita em si. Dessa forma, pelas diversas faixas etárias de cada comunidade, foi tratado que assim como o Airton de hoje não é o mesmo do Airton de cinco anos atrás, assim a reflexão também propunha que a gente se conheça a cada dia” concluiu Airton.

“Já estávamos nos preparando para o 21ª ENA pois existe o Pré ENA que são os três anos que o antecedem. Mas durante esses dois meses, antes do evento, quando fomos convidados, procuramos aprofundar o máximo as questões para passar em cada provocação. Também tivemos o cuidado para passar através da arte imagens, música, poesia e literatura já que era fundamental atender a todos os públicos” concluiu Solange.
.
Oficinas do 21ª ENA e seus temas:

As Oficinas no 21ª ENA proporcionaram aos MFCistas assuntos atuais, diversos e com os quais estamos ligados cotidianamente. Através de cada tema debatido, os participantes tem a missão de serem multiplicadores em suas regiões.

“Nós não somos ensinados a pensar no sistema, somos sim ensinados a pensar no eu, mais no individual. Muitas vezes nos colocamos como vítima das situações sem entender todo o sistema que está por trás de nossas atitudes e inclusive a maneira como os nossos antepassados se manifestavam e reagiram as mesmas problemáticas pode afetar o cotidiano” explicou a coordenadora da oficina ‘Pensamento Sistêmico e Constelação Sistêmica Familiar, Fátima de Bona Bastos. Em sua oficina tratou também como as pessoas se deparam com as suas situações e como julgam os outros por não entenderem todo o sistema que este está envolvido e o por que reagem de tal maneira.

Já a responsável pela oficina ‘Comunicação Não Violenta por uma cultura de paz nas relações familiares’, Muriel Magalhães, relatou que todos possuem uma comunicação violenta e através desse entendimento pensa-se que se manifestar através de uma comunicação violenta é uma forma destrutiva. “ A Comunicação não violenta é quando não há conexão, empatia e presença. Fizemos bastante exercícios com objetivo de que podemos nos comunicar de forma mais consciente, entender o outro e não fazendo com que a verdade de cada um prevaleça ” concluiu Magalhães.

Na oficina de ‘Autoconhecimento’ foi trabalhado o tema quem sou eu?. Já a ‘Nucleação/Reverdecer’ tratou sobre como queremos que o Movimento prospere e amplie e o tema ‘Metodologia Participativa nos Encontros’ foi debatido envolvendo todos participantes e a suas contribuição em cada evento do MFC.

A ‘Formação de Liderança Cristã’ debateu formas de como ter lideres cristãos, que sabem acolher, fazer a sua parte sem agredir ninguém. Já os Círculos do Espere (Escola do Perdão e Reconciliação) criado pelo Padre Leonel, na cidade de Bogotá, Colômbia, é um tema inserido pelo MFC há seis anos no Brasil. As dinâmicas desse tema propõem o perdão e a reconciliação que depende de cada um de nós e como isso influi no nosso cotidiano principalmente na saúde.
.
Apresentação da Caminhada dos Jovens:

Os jovens MFCistas antes de subirem ao palco se manifestaram no meio da platéia questionando diversos assuntos sobre os quais são abordados diariamente em seus encontros. Assim a comparação sobre os jovens de ontem e de hoje, os jovens que são o futuro do MFC e como saber acolher os jovens já que eles são o futuro do Movimento, foram os tópicos argumentados pelos presentes.
.
Eleição Festiva:

Durante o 21ªENA aconteceu a eleição festiva para a próxima coordenação do Movimento Familiar Cristão. Assim, a partir de 1º de janeiro de 2023 assume a coordenadora e psicóloga, Fátima de Bona Bastos e o seu marido Zildomar Bastos.
.
O 21ª ENA finalizou suas atividades com a Missa de encerramento e com o jantar festivo realizado no C.T.G Mate Amargo.
O 22ª ENA será realizado em 2025 na cidade de Maceió, Alagoas.

Jornalista Mirela Pinho (MTB/RS14.204).

« de 2 »

 

Comentar Post