Procurar por categoria:
ESPERE Porto Alegre: Oficina Vivendo Juntos como Comunidade
Blog Atuação MFC Condin ESPERE

ESPERE Porto Alegre: Oficina Vivendo Juntos como Comunidade

O grupo de facilitadores do MFC de todas as regionais do Brasil, estiveram reunidos em Porto Alegre – RS, no período de 14 a 16 de outubro de 2022, para participar da última etapa da capacitação sobre a metodologia das EsPeRE – Escolas do Perdão e Reconciliação e ou Fundamentos da Justiça Restaurativa, findando este o processo de formação.

Neste texto pautamos alguns pontos que requer atenção de TODOS, seja pela grandeza da ação desenvolvida e por sua capacidade de ampliar as possibilidades de ganho que o MFC Brasil já conquistou até aqui no processo de fortalecimento do tecido social família.

Nesta última formação tivemos a ilustre participação da missionária, PhD Irmã Nelly Petronella Boonen (Dra. em Sociologia da Educação, licenciada em Ciências Sociais e Mestre em Educação, é PhD em Sociologia da Educação USP e Bacharel em Ciências Sociais. Hoje no Brasil preside o Centro de Direitos Humanos e Educação Popular em Campo Limpo – CDHEP na Cidade de São Paulo – SP). Contamos também com a participação de Vanessa Bispo Gadelha Valente do DF, que atua na articulação e gestão da Rede EsPeRe Brasil, e das facilitadoras do Núcleo Comunitário de Práticas Restaurativas de Cascavel – PR, Luiza Maria Oliveira Scardua e Margarete Frasson, que nos acompanham em todo processo de Capacitação.

Nesta último formação da metodologia os facilitadores do MFC receberam um conteúdo denso sobre a reconciliação e práticas restaurativas, bem como repasse de um novo material produzido pela metodologia e articulação da Rede EsPeRe Brasil para uniformizar a prática e execução das Oficinas Espere.

Portanto, e, de acordo com a metodologia se faz necessário que o participante vivencie os dois módulos (Perdão e Reconciliação), para que possa ser certificado pelo Centro de Direitos Humanos e Educação Popular – CDHEP.

Os módulos compreendem uma carga horaria total de 48 horas no total, dividido em dois módulos de 24horas cada, que juntos correspondem a Oficina EsPeRe, sendo:
Módulo I – Perdão, e Módulo II – Reconciliação.

Estes podem ser aplicados em um espaço de tempo e horários previamente acordados, sendo primeiro, o módulo do Perdão. Vale ressaltar, que para ser considerada Oficina da EsPeRe, é necessário a realização dos dois módulos.

Outra conquista do MFC Brasil é que, recebemos do CDHEP instituição conveniada com a Fundacion para La Reconciliaccion FR, Bogotá – Colômbia o selo da Rede ESPERE Brasil, tornando o MFC Brasil oficialmente parte da Rede, atuando com a nomenclatura Rede EsPeRe Movimento Familiar Cristão sendo então o único movimento no Brasil a gozar deste privilégio.

Portanto, após 200 horas de capacitação, estudos, formação e muita dedicação e esforço coletivo, o G21 (carinhosamente apelidado pelo grupo), formam os 21 MFCistas, esparramados pelos 05 CONDIRs, preparados e prontos para servir, não só para formação da EsPeRe como também contribuir com diversos processo de formação, pois todos receberam, aprenderam e praticaram a metodologia da EsPeRe – Escola do Perdão e Reconciliação / Fundamentos da Justiça Restaurativa, vivência circular, ampliando os horizontes da metodologia participativa e construtivista já vivenciada no MFC Brasil.

Sendo assim, a família MFC tem em mãos, através dos seus facilitadores da metodologia EsPeRe, um grande tesouro para o fortalecimento do tecido social familiar em sua essência.

Carinhosamente,
Rubens e Rosana
Milton e Catarina
Elaine, Luís e Ana
Ir. Alzenir.

 

 

Comentar Post